O que é anti-aliasing? MSAA, FXAA, TAA e mais explicados

O anti-aliasing é a espinha dorsal escondida por trás de fazer com que seus jogos pareçam ótimos. Ele serve a um propósito simples - corrigindo as bordas irregulares que aparecem nos jogos - mas os detalhes são complicados. Estamos aqui para desmistificar as opções anti-aliasing que você vê nos jogos, para que você possa alcançar a qualidade da imagem e o desempenho que seu PC para jogos precisa.

Conteúdo

  • O que é anti-aliasing?
  • Tipos de anti-aliasing
  • Como ativar o anti-aliasing nos jogos

Entre todas as configurações gráficas que você precisa para ajustar os jogos de PC, o anti-aliasing é um dos mais importantes. Ele pode titular seu desempenho ou fazer seu jogo parecer terrível se aproveitar incorretamente. Mas com um pouco de orientação sobre quais configurações anti-aliasing usar, você pode otimizar qualquer jogo em segundos.

O que é anti-aliasing?

Antes de responder o que é anti-aliasing, temos que falar sobre o que é um alias. O aliases acontece quando uma linha curva é desenhada em pixels quadrados. É um subproduto de como os computadores são renderizados, pois um pixel pode exibir apenas uma cor de cada vez. Tentativas anti-aliasing para suavizar o alias.

Você o encontrará em jogos e aplicativos de edição de fotos principalmente. Você pode ver um exemplo de alias em destiny 2 abaixo. A grade está cobrindo vários pixels quadrados, o que cria uma linha irregular onde o pixel termina e o próximo começa.

A idéia de anti-aliasing é remover ou suavizar essas bordas irregulares. Há uma ampla gama de técnicas para conseguir isso. Você provavelmente interage com alguma forma de anti-aliasing diariamente, mesmo que não jogue ou edite fotos. Seu navegador, por exemplo, usa anti-aliasing para texto.

Tipos de anti-aliasing

Embora existam várias técnicas diferentes para anti-aliasing, elas se resumem a duas abordagens principais. O primeiro é superestimação. Nesses casos, a técnica anti-aliasing sopra a imagem para uma resolução mais alta e usa esse detalhe extra para suavizar arestas ásperas na imagem final.

O segundo está adivinhando - realmente. Em vez de renderizar a imagem em uma resolução mais alta, algumas técnicas anti-aliasing usam um algoritmo para olhar para os pixels próximos e adivinhar para onde os detalhes extras devem ir.

Esta não é uma lista exaustiva de técnicas anti-aliasing. Muitas técnicas são combinações ou pequenas variações de outras técnicas. Estamos focando nos tipos de anti-aliasing que você realmente encontrará nos jogos hoje.

Superample Anti-Aliasing (SSAA)

Subsample anti-aliasing, ou SSAA, é a forma mais básica de anti-aliasing. Funciona tirando uma imagem de resolução mais alta e reduzindo os pixels para se ajustarem à resolução nativa. O resultado final evita as bordas irregulares, calculando a média das cores próximas às bordas.

Na SSAA 4x, um pixel é esticado para quatro. Uma amostra é retirada de cada um e, em seguida, os quatro pixels são reduzidos para um único pixel que calcula a média da cor. A SSAA ainda produz os melhores resultados anti-aliasing, mas também é o mais exigente, pois está essencialmente tornando a imagem em uma resolução mais alta. Devido ao seu imposto sobre desempenho, a SSAA não é uma opção na maioria dos jogos modernos de PC.

Anti-aliasing com várias amostras (MSAA)

Anti-aliasing com vários exemplos, ou MSAA, é uma forma mais barata de SSAA. Em vez de passar pelo processo meticuloso de amostragem de todos os pixels, a MSAA só entra em jogo onde o alias pode se tornar um problema (uma vantagem), o que economiza muitos recursos de computação.

Em uma cena, muitas vezes existem pixels adjacentes que têm exatamente a mesma cor. Isso não precisa passar pelo processo de super amostragem, que é a idéia por trás da MSAA. Embora muito menos exigente que a SSAA, a MSAA ainda está tributando em seu hardware.

Fast Aproxime Anti-Aliasing (FXAA)

Anti-aliasing aproximada, ou FXAA, é uma forma de anti-aliasing pós-processo. Isso significa que, em vez de mexer com a renderização, é um algoritmo que aparece após o fato de limpar as bordas irregulares. Isso o torna muito menos exigente que o MSAA e o SSAA, embora ao custo da qualidade da imagem.

O FXAA usa um filtro de alto contraste para encontrar bordas antes de provar essas bordas e misturá -las. Não é uma média de cores únicas como SSAA e MSAA, por isso tende a parecer mais embaçado nas bordas.

anti-aliasing temporal (TAA)

TAA, ou anti-aliasing temporal, é semelhante ao FXAA. É uma forma de anti-aliases pós-processo que amostra cada pixel em um quadro. No entanto, ele amostra um local diferente dentro de cada quadro e usa quadros passados para misturar as amostras.

É temporal ou baseado no tempo. O anti-aliasing ocorre misturando pixels passados e atuais, que limpam muitas das bordas embaçadas causadas por FXAA. A TAA carrega seus próprios problemas, no entanto, como fantasmas, onde uma amostra anterior é transferida para um novo quadro, criando um efeito desfoque.

O TAA é a espinha dorsal da super amostragem de aprendizado profundo da NVIDIA (DLSS), e é uma grande razão pela qual a Super Resolução Temporal (TSR) e a FidelityFX Super Resolution 2.0 (FSR) da AMD são capazes de produzir resultados tão de alta qualidade.

Subpixel Morfológico Anti-Aliasing (SMAA)

A anti-aliasing morfológica do subpixel, ou SMAA, é muito semelhante ao FXAA. Ele usa detecção de borda e obscurece pixels em torno de bordas agressivas. A principal diferença é que a SMAA explora um pouco mais na sua GPU para levar várias amostras ao longo dessas bordas.

Por causa disso, a SMAA tende a oferecer uma melhor qualidade de imagem que o FXAA, sem exigir tanta potência quanto MSAA ou SSAA. No entanto, ficou em desuso nos últimos anos, no entanto, à medida que a TAA atinge um equilíbrio semelhante com melhores resultados.

Como ativar o anti-aliasing nos jogos

Você pode configurações anti-aliasing nas configurações gráficas da maioria dos jogos. Você o verá listado como apenas _Anti-Aliasing, _ ou como o tipo de anti-aliasing (FXAA, MSAA, etc.), as configurações falam principalmente por si mesmas, fora do fator. Algumas técnicas, como o MSAA, são acompanhadas por um número que observa a qualidade da aliasing (MSAA 4X é melhor que o MSAA 2X, por exemplo).

Se você deseja configurar o Anti-Aliasing universalmente, poderá fazê-lo através do seu software de placa gráfica. Para a NVIDIA, abra o painel de controle da NVIDIA e navegue até as configurações 3D do gerenciamento.

  • OFF: Desligue o anti-aliasing nos jogos por padrão.

What the Heck Are MSAA, FXAA, SMAA, and TXAA?! * Aprimore a configuração do aplicativo: permite permitir adicionar anti-aliasing além do que um jogo fornece (útil em títulos com uma alternância anti-aliasing). * Substituir qualquer configuração de aplicativo: permite definir seu próprio anti-aliasing com base no fator na seção anti-aliasing Setting.

Além disso, você pode ativar o FXAA no painel de controle da NVIDIA. Como o FXAA é uma forma de anti-aliasing pós-processo, você pode aplicá-lo a qualquer jogo, seja como uma forma independente de anti-aliases ou além do que você definiu no jogo.

No software Radeon da AMD, você também pode configurar anti-aliasing. Navegue para settings> gráficos _ e clique em _advanced suspenso. Você tem configurações semelhantes ao NVIDIA para anti-aliasing: desligue-o, aprimore ou substitua-o. O software Radeon fornece mais ferramentas para o tipo de anti-aliasing que você deseja aplicar:

  • MultiSample: este é o MSAA, que você pode aplicar sobre o anti-aliasing existente ou como uma configuração independente.
  • Multi-amostra adaptável: Este é o MSAA adaptável, que melhora o MSAA aplicando anti-aliases a superfícies com elementos transparentes.
  • Supermpling: Este é o SSAA, que é a forma mais exigente de anti-aliasing.

Você também encontrará opções para o MLAA, ou anti-aliasing morfológico. Esta é basicamente a versão da FXAA da AMD, que você pode aplicar como um único passe pós-processo de anti-aliasing ou em cima do anti-aliasing que definiu no jogo.

Comentários

Mensagens populares